Guia de cinema para idiotas

Imagem

Aprenda a diferir o que é ruim do que você não gosta.

O filme tem alguma parte que você considera desnecessária? Em 80% dos casos, é porque ele está mostrando uma metáfora/referência/gatilho que você não entende!

Achou o trailer foda e quando viu o filme se decepcionou? Então olha pros lados, reconhece que vive no planeta Terra do século XXI e pára de escolher filme pelo trailer, que isso é coisa de gente terrivelmente ingênua. Confie em mim, vai te economizar uns reais.

Alguns filmes vão além de explosões, chutes, sexo e piadas. Supere isso.

Às meninas: Não despreze um filme romântico só porque ao final do filme você não quer fantasiar secretamente que é a mocinha.

Aos meninos: Não despreze um filme de ação só porque ao final do filme você não quer fantasiar secretamente que é o machão da história.

Conheça os diretores (e alguns produtores) pelo nome. Assim, você sabe (mais ou menos) como vai ser um filme antes mesmo de assisti-lo, só pelo nome do diretor.

Como escolher filmes? Há uma série de truques. Comece pelos diretores. Segundo, produtores (mas é meio difícil conhecer todos). Depois, roteiristas (apenas aqueles conhecidos pela sua excelência). Alguns diretores, como Woody Allen e Alexander Payne, também escrevem. Por último, alguns atores, (os poucos que sabem escolher bem seus roteiros). A não ser que você seja fã do cara. Aí, é outra história.

Nenhum dos profissionais acima te darão satisfação garantida. Por mais que você confie no trabalho de fulano ou siclano, você pode se surpreender. E atenção: não quero determinar que você deve gostar de fulano e desprezar siclano, só saiba indentificar quem são os profissionais que produzem filmes que fazem o seu tipo.

A interpretação de um ator vai além de diálogos. É simples, mas pouca gente se dá conta disso.

Se todo o roteiro de um filme se resume a descobrir quem é o bandido no final, acredite, o roteirista é fraco. Roteirista bom faz o seguinte: acrescenta paralelamente ao mistério do quem-matou-quem algum drama pessoal, com algum ator que preste. Essa é a malandragem.

SE VOCÊ DISCORDA DE TODAS AS AFIRMAÇÕES ANTERIORES, vai assistir Velozes e Furiosos e não enche o saco.

Anúncios

Autor: Amanda Alexandre

Uma eterna amante das paixões humanas. Ser adulto dá medo. E é fantástico também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s