Comece o seu romance pelo meio: Um resumo de “Write your novel from the middle” + Download

Comece o seu romance pelo meio! É o melhor jeito de inciar uma história de “alto nível”. Veja o resujmjo e link para download, em inglês, do livro “Write your novel from the middle”.

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Como escritora aspirante, estou publicando resumos de livros manuais sobre a escrita, porque:

1 – Eu não confio totalmente em armazenmentos na nuvem, como OneDrive ou Google Drive. Já recebi facadas nas cotas destes dois serviços, e não vou arriscar minhas preciosas anotações nelas de novo;

2- Eu sou preguiçosa demais para mandar estas anotações para o meu próprio email;

3- Assim eu posso ajudar outros aspirantes a escritores, já que a maioria do material disponível está em inglês.

4- Aqui tem link pra download! Eu sei, você sabe, pode me chamar de linda e maravilhosa, porque aqui eu boto link pra download sem vergonha nenhuma!

PARA BAIXAR O LIVRO, CLIQUE NA CAPA ABAIXO:

(Senha: amanda)

RESUMO DO LIVRO:

É no meio do romance que há o momento em que se mostra do que a história se trata.

No meio, o personagem principal deve enfrentar algum tipo de morte (pode ser mais de uma).

Tipos de morte: física

profissional

psicológica (morte interior)

Estrutura do romance (Os dois pilares):

Começo: Mostre a situação… E quem são as personagens principais? Deve ocupar, no máximo, o primeiro quinto do romance.

Pilar #1: Ponto sem retorno – Não há como voltar ao Velho Mundo.

O MEIO: segundo ato. Mais ação.

Pilar #2: Ponto sem retorno – Possibilita a batalha final.

Parte 1:

Vale a pena seguir o protagonista?

Quais são as potenciais mortes?

Há uma cena que força um confrontamento do segundo ato? (antes do primeiro quinto acabar?)

Parte 2:

Termina com pista, descoberta ou set-back (derrota, volta à estaca zero).

Você criou a grande crise a superar?

Pista/descoberta que possibilita uma solução?

O MEIO: “Olhada no espelho”. Não é uma cena. É um momento dentro de uma cena.

TIPO DE ENREDO: Foque em…

Enredo psicológico: que tipo de pessoa você é? Você vai mudar ao longo da história?

Enredo de ação: riscos contra o protagonista

PERSONAGEM AÇÃO
Quem é o protagonista no meio da história? Como o protagonista descobre que pode “morrer”?
O que ela tem que ser no final? Que forças estão contra ele?
O QUÃO CRÍTICO É ISSO NA VIDA DELA?

Psicologia pré-história -> Olhada no espelho ->Transformação

Para demonstrar a transformação final:

Precisa não só de autodescoberta, mas sim de ações para ser convincente

1 parágrafo de autodescoberta

Faça um brainstorm de ações que provem a mudança

Dê preferência a uma só grande ação

MÉTODOS:

  1. O PLANEJADOR: Crie cartões com cenas que estão no romance.

Cena 1: Perturbação inicial no Velho Mundo do protagonista

Cena 2: Afeto: alguém de que o protagonista gosta. Vem cedo na história.

Cena 3: Argumento/resistência contra a transformação que o protagonista sofrerá.

Cena 4: Encrenca chegando. Podem até se aquietar, mas a encrenca maior se insinua.

Cena 5: Ponto sem volta 1

Cena 6: Chute na canela: O protagonista tenta resolver o problema, mas sofre um revés enorme

Cena 7: Olhada no espelho

Cena 8 Acaricie o cachorro Mesmo com problemas, o protagonista para para ajudar quem precisa

Cena 9: Ponto sem volta 2

Cena 10: Forças opostas/do vilão se somando

Cena 11: Apagão: A parte mais sombria, parece que tudo está perdido

Cena 12: O fator Q: Empurrão emocional que faz o protagonista lutar ou fazer a escolha certa, ao se lembrar de algo de impacto emocional no ato I ou ouvir um discurso inpirador. Era nessa hora que o James Bond usava sua parafernália.

Cena 13: Batalha final: exterior ou interior (íntimo)

Cena 14: Transformação: Confirma a transformação do protagonista

  1. O VAGABUNDO

Comece a escrever

Brinque

Monte as personagens

Chegue às 10 mil palavras

Depois, pergunte-se:

Quem é o seu protagonista? E o seu problema?

Qual é o fundo/explicação/passado dele?

Quer um final feliz? Como ela superará sua falha e se transformará? Como será esta cena?

Quer um final triste? Mostre a ela a chance de se transformar e o momento em que ela o rejeita.

Desenha um “olhada no espelho”

Escreva 2 ou3 páginas de pensamento dela.

  1. INTERMEDIÁRIO

Delimite o romance em duas cenas: olhada no espelho e transformação.

  1. ESCRITOR COM FOCO NO PERSONAGEM

Foca na transformação

Final com prova visual da transformação

  1. Escrevendo por tema

Verdade/tema/moral da história

Qual personagem vai provar isso?

Olhada no espelho

Cenário

Espelho -> transformação -> vitória -> pré-história

DICAS:

Se houver mais POVs (pontos de vistas), há um triângulo/arco de transformação para cada.

Escreva suas ideias. Tudo o que lhe vier à cabeça.

Resuma o livro em 3 frases:

1ª frase: Nome, vocação e situação inicial do seu protagonista

2ª frase: Quando + conflito principal

3ª frase: Agora + a morte ataca, ele terá que fazer isso para superar aquilo.

Você tem que:

1 ESCREVER

2 TERMINAR O QUE ESCREVEU

Toda cena precisa ter: Objetivo, obstáculo e um resultado

TER VOZ É TER ALEGRIA DE ESCREVER.

Só faça os seus personagens dizerem algo que acrescente. Evite fazê-los dizer algo que o locutor e o interlocutor já sabem, como “mas você é a minha irmã!”.

Monólogos internos devem ser relevantes e críveis.

Se a infor mação não parece relevante, transforme-a em diálogo.

Ou insira outro personagem/POV que dà ao protagonista uma razão para pensar no que você vai expor. (Desde que a cena acrescente alguma coisa!)

CARACTERÍSTICAS DO ROMANCE VICIANTE:

Alguém tentando encontrar seu lugar no mundo

Conflito começa na primeira página

Imprevisibilidade

Vilão malvado, porém charmoso

Simpatia pelo vilão

Espiral de conflitos

Triângulo amoroso

Estilo não deve atrapalhar a narrativa

Ritmo acelerado com um nó apertado (a pressão do tempo, risco de morte)

Honra

Um fim ressonante, sem anticlímax

Leia (em inglês) o blog do autor sobre mistérios e suspense.

Autor: Amanda Alexandre

Uma eterna amante das paixões humanas. Ser adulto dá medo. E é fantástico também.

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